Aprendizados

Ano 1 – FLACSO Brasil 

No primeiro ano de atividade da Comunidade de Prática as trocas de informação e experiências apontaram a importância da análise comparativa de conceitos fundamentais no âmbito da educação para as populações rurais tendo em vista as perspectivas e referências da educação para os três países assim como as variações lingüísticas de termos que parecendo sinônimos significam coisas diferentes nos contextos nacionais. Listamos abaixo dois conceitos que contribuíram para o início destas reflexões: 

  • educación rural – educação do campo; 
  • competências socioemocionais

Além disso, é importante destacar que os conceitos relacionados às populações tradicionais também precisam ser compreendidos a partir das perspectivas locais. Listamos abaixo categorias referentes às populações tradicionais no Brasil, Colômbia e Peru que precisam ser contextualizadas nacionalmente. 

  • povos e comunidades tradicionais
  • comunidades quilombolas (Brasil)
  • comunidades afrodescendentes (Colômbia e Peru)
  • comunidades extrativistas

A elaboração da Carta de Advocacy para a melhoria da educação do campo-rural também foi uma oportunidade de aprendizado para todos os parceiros da Comunidade de Prática. A demanda da Carta de Advocacy teve como proposta manifestar nossas perspectivas no campo da defesa da educação pública de qualidade no cenário de eleições nos três países no ano de 2022. No primeiro momento o objetivo foi elaborar uma Carta de Advocacy, com tradução em espanhol e português, assinada por todos os parceiros da Comunidade de Prática.  Ao passo em que os parceiros do Brasil, Colômbia e Peru aprovaram a primeira versão da Carta de Advocacy na Colômbia foi possível inserir considerações específicas de cada país que são pertinentes ao atendimento contextualizado da educação considerando os objetivos e desafios para os órgãos responsáveis pela educação pública.