COVID-19

Respostas educativas frente à emergência nacional em saúde.

Coletivamente, os participantes da Comunidade de Prática avaliaram que ouvir professores e gestores seria a melhor forma de compreender suas escolhas no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Portanto, o subgrupo 1 organizou-se como um espaço de escuta ativa, em que a cada mês docentes de variados modelos de escolas rurais apresentam os desafios e conquistas ocorridos durante nos anos de 2020 em diante.

O grupo reuniu e compartilhou referências que, ao longo da pandemia, orientaram os trabalhos educacionais no Brasil, Peru e Colômbia. 

A memória de cada encontro, com as citações dos participantes e suas contribuições também pode ser acessada nos materiais do Subgrupo 1. 

Abordagens sobre Covid 19

A pandemia mundial do Covid-19 trouxe inúmeros desafios para as comunidades escolares em todas as regiões do mundo, e a América Latina não foi a exceção. A pandemia expôs fragilidades dos sistemas educativos e acentuou as desigualdades sociais. As soluções encontradas como a educação remota, dependente de acesso a conexões de internet e a disponibilidade de equipamentos eletrônicos como computadores e celulares, por exemplo, deixaram em evidência a precariedade de infraestrutura das escolas para esta forma de ensino, especialmente nas áreas rurais. A evasão escolar talvez seja uma das sequelas mais desafiadoras de serem sorteadas.

Mais que uma análise dos efeitos e as condições para o retorno às aulas; o material recopilado aqui se encaminha para pensar  na garantia do direito à educação, considerando a conjuntura sanitária global. Trata-se de instrumentos, caixas de ferramentas, materiais, guias, protocolos e referências produzidos e/ou apoiados pelos parceiros da Comunidade de Prática sobre educação em contexto de pandemia. Também apresentamos aqui memórias de experiências pedagógicas apresentadas durante os encontros online. 

Materiais para consulta distinguidos nas seguintes categorias: 


Caixa de ferramentas para o lidar com a interrupção educativa pelo COVID-19

Este repositório contém diferentes recursos digitais ligados ao planejamento e gestão de respostas à emergência educacional, produzidos por organismos e agências internacionais.


Coordenar, Planejar e Comunicar

No texto as autoridades educativas encontrarão orientações sobre passos importantes para que possam seguir para responder à crise. Inclusive se os países já tem um plano de contingência para o setor educacional. 


Manter as Capacidades Operativas durante o Fechamento das Escolas

O documento apresenta orientações às autoridades e responsáveis de educação para minimizar e superar desafios operacionais durante o tempo de crise causada pela COVID-19. Com isso, pretende-se reduzir ao mínimo o impacto que a crise causada pelo COVID-19 nos resultados de ensino e aprendizagem de alunos e docentes.


Guia dos Guias de COVID-19. Educação e Proteção. 70 Recomendações para Política Emergenciais e Cenário em 2021

Este documento é uma síntese de informações desenvolvida a partir das produções de 2020 e traz atualizações de contexto, assim como recomendações para uma tomada de decisão para que as políticas emergenciais a serem desenvolvidas baseadas em direitos.


Serviços de proteção no enfrentamento à exclusão escolar – Recomendações para equipes técnicas e gestoras que atuam na proteção de crianças e adolescentes

Esse material traz orientações gerais sobre como cada área de política pública pode atuar, dentro de suas próprias rotinas, de forma decisiva para o enfrentamento da exclusão escolar, com foco nos desafios que se produzem ou se agravam em um contexto de crise e emergência.



Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Para comunidade escolar, famílias e profissionais da proteção da criança e do adolescente

Guia com orientações sobre como dicas do que fazer com as crianças e os adolescentes em casa; o que fazer para exigir o direito à alimentação escolar; como proteger a sua saúde e a das crianças e adolescentes, e o que fazer para proteger crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, riscos ou violências em casa.


Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) O objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.


Comunidade Escolar

Neste Guia há depoimentos de professores, estudantes, familiares e demais membros da comunidade escolar sobre os desafios da educação no contexto da pandemia. Conheça diferentes pontos de vista de pessoas que lidam com diferentes etapas de ensino em diferentes contextos sociais e em diversas partes do Brasil.


Inclusão

Neste guia são apresentados um aprofundamento das especificidades da modalidade da Educação Especial dentro da luta pelo direito à educação, no contexto de pandemia. Conheça recomendações do Poder Público e escolas, assim como orientações práticas para o dia a dia escolar.



Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Para tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas

Guia de recomendações sobre possibilidades de financiamento, garantia de direitos, suspensão das aulas e ao Ensino a Distância, a necessidade de suspensão da Emenda Constitucional do Brasil 95/2016 (Teto de Gastos) e o que fazer enquanto durar a suspensão das aulas.


Políticas digitais em Educação na América Latina no Contexto da Pandemia do COVID-19

O documento tem o objetivo de abordar e analisar as políticas de educação a distância dos países latino-americanos que buscaram garantir a  continuidade  educacional  no  contexto  da  pandemia  de  COVID-19.  Para  isso, apresenta um panorama regional e análises de diferentes estratégias e  ações  desenvolvidas  por  um  grupo  de  países  selecionados  (de  março  a  outubro de 2020).


Educação a Distância

Guia sobre o posicionamento quanto à implementação da EaD no contexto de pandemia. 12 pontos sobre o que  é possível fazer e como avançar neste contexto, o que dizem os órgãos de participação social, como fóruns, e redes de professores, bem como os Organismos Multilaterais Internacionais (Unesco e Unicef); consequências e orientações para o direito à educação no contexto do Sistema Socioeducativo, entre outros.



Planejar a Reabertura das Escolas

O documento tem recomendações aos sistemas educativos tendo em vista o planejamento para reabertura das escolas durante a pandemia. Este processo levanta muitos desafios para as autoridades educacionais, e um planejamento cuidadoso é essencial.


Curso Retomada às atividades presenciais com equidade

Curso voltado a gestores educacionais e profissionais da educação para o retorno às atividades presenciais de forma gradual e com segurança. 


Reviravolta da Escola 

A retomada do convívio escolar tem provocado debates calorosos, frequentemente polarizados entre os que querem o retorno imediato das aulas presenciais e os que não querem. Com o intuito de refletir criticamente sobre este momento, apoiando redes, escolas e territórios a repensarem formas de atuação, o Centro de Referências em Educação Integral apresenta o especial #Reviravolta da Escola, uma iniciativa do CR, em parceria com outras instituições, que articula ações que buscam discutir as aprendizagens vividas em 2020 e 2021, assim como os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.


Reabertura das Escolas

Guia com um compilado de recomendações e orientações produzidas por entidades nacionais e internacionais para o retorno às aulas presenciais. A Campanha também faz 20 recomendações para um processo seguro e com equidade para o retorno.


Bora para escola

A campanha Bora pra Escola!, tem o intuito de mobilizar estudantes evadidos durante a pandemia a aproveitarem o período de matrícula e garantirem sua vaga para o ano que vem. As aulas presenciais estão voltando, mas esses quase dois anos afastados da sala de aula fizeram com que mais de cinco milhões de meninos e meninas perdessem o vínculo escolar e pensassem em abandonar os estudos.



Fortalecimento Psicossocial da Comunidade Escolar – Recomendações para a construção coletiva de estratégias entre profissionais, comunidades e estudantes

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para o fortalecimento psicossocial da comunidade escolar, em especial de estudantes, no contexto de crises e emergências. Espera-se que possa contribuir com gestores de redes, equipes de direção de unidades escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e demais profissionais que compõem a coordenação pedagógica da escola. Mas também pode ser ponto de partida para que a área de políticas socioassistenciais inicie ou fortaleça o diálogo com as escolas neste momento.


Cuidar de quem cuida: como anda a saúde mental dos educadores?

No início de 2020, o pesquisador Flávio Comim iniciou uma pesquisa sobre saúde mental e bem estar dos professores brasileiros, encomendada pelo Instituto Tim. No final do mesmo ano, marcado pela pandemia, a pesquisa foi repetida e apresentou dados importantes para colocar em discussão, refletir e transformar nas escolas.


Brindar Apoio Contínuo a Docentes, Estudantes e seus Familiares

O documento oferece lembretes de apoio aos docentes, estudantes e seus familiares para garantir que a aprendizagem continue e que a recuperação do setor educativo pós-pandemia de COVID-19 é, por sua vez, o mais simples possível. O apoio deve ser apropriado, efetivo e contínuo e ser, a seu modo, o mais simples possível.


Fornecer Educação para a Higiene e a Saúde

O documento apresenta quatro propostas que podem ser úteis para as autoridades educacionais encarregadas de planejar a educação em saúde em um contexto de crise sanitária. Quando as escolas fecharam devido à pandemia de COVID-19, é importante continuar a fornecer educação específica sobre higiene e saúde. Os alunos devem aprender a prevenir ou reduzir a propagação de doenças em seu ambiente imediato, mas também a entender os mecanismos de doenças e epidemias em geral.


Boas Práticas em Proteção

Este Guia apresenta uma lista de 22 ações destacadas de órgãos oficiais e também de ONGs pelo país; panorama sobre as principais ações federais de emergência e proteção; recomendações de órgãos nacionais: garantia do funcionamento dos serviços de assistência social e proteção dos profissionais; recomendações do Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; atendimento dos conselheiros tutelares com recomendações do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, entre outros.


Alimentação Escolar

Guia que trata do debate sobre a ações relacionadas à alimentação escolar no Brasil; o que deve e o que não deve ser feito; boas práticas no Brasil e no mundo; atuação de movimentos como MST, Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outros; orientações específicas para tomadores de decisão do Poder Público, conselhos e comunidade e famílias; um olhar específico sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); o amparo da legislação quanto à alimentação escolar; orientações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o relevante papel dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).

Produzido em parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).


Comunidade escolar na resposta às violências – Recomendações para gestores, professores e equipes da educação e dos demais serviços territoriais

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para a identificação e encaminhamento de casos de violência contra crianças e adolescentes com foco nos desafios produzidos ou agravados em um contexto de crise e emergência. A publicação traz ainda dicas, sugestões de atividades e materiais de apoio para que as ações aconteçam na prática e, assim, pode também ser utilizada diretamente por professores(as) e demais profissionais das diferentes áreas, além, é claro, de estudantes.


Prevenção e resposta às violências na reabertura das escolas

Acesse abaixo materiais que fortalecem o acolhimento da comunidade escolar no retorno às aulas presenciais.


Guia para adolescentes

Esse é um guia para adolescentes e jovens com informações sobre como obter apoio e ajuda para casos de violência e sofrimento mental.


Folder para profissionais da educação

Uma reabertura segura exige cuidados sanitários, planejamento pedagógico e acolhimento. Nesse material, dedicado aos profissionais que atuam nas escolas, há orientações sobre como identificar sinais de situações graves, como uma violência ou sofrimento mental, e como buscar ou indicar ajuda. Também conta com dicas sobre como cuidar de si e dar acolhimento e apoio a crianças e adolescentes.



Informe das Escolas Rurais amazônica de Perú

O Instituto de Pesquisas e Políticas Educacionais (IIPE) da Universidade Antonio Ruiz de Montoya realizou um diagnóstico das escolas da Rede Peruana de Escolas da Selva do Sudeste (RESSOP) e um Plano Estratégico de Desenvolvimento. Este estudo foi realizado ao longo de 2020 no início e desenvolvimento da pandemia de COVID 19. O estudo apresenta os esforços das autoridades peruanas para retornar ao ensino presencial, que têm sido notórios, mas com resultados limitados. A experiência do retorno ao semipresencial é ainda mais crítica e dolorosa se comparada ao contexto pré-pandemia. As brechas educacionais aumentaram junto com a desigualdade social e econômica dos setores mais vulneráveis ​​da sociedade.


Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE). 2020

Conheça a pesquisa realizada com mais de 68 mil jovens de todo o Brasil sobre os impactos da pandemia em suas vidas e na sociedade.


Retratos da Educação no contexto da pandemia do Coronavírus: Um olhar sobre as múltiplas desigualdades. 2020

Publicação realizada por integrantes das equipes de pesquisas da Fundação Carlos Chagas, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Península, Itaú Social e IEDE com coordenação e análise da Rede Conhecimento Social sobre as desigualdades no ensino no país no contexto da pandemia, realizados entre maio e julho de 2020. Espera-se que os resultados possam contribuir para aprofundar o debate sobre o momento vivido pela educação estimulando novos estudos e inspirando estratégias e soluções para a redução das desigualdades educacionais.


Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a Pandemia da COVID-19. Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais.

O presente relatório é resultado de um sobrevoo feito ao redor do mundo, envolvendo 23 países, e tem como finalidade oferecer referências para gestores públicos, dirigentes de instituições de ensino, educadores e demais profissionais responsáveis por planejar e implementar ações voltadas ao atendimento educacional de pessoas com deficiência durante a pandemia de Covid-19.


A América Latina frente ao Governo da COVID-19: desigualdades, crises, resistência

Publicado pela FLACSO Brasil, o livro organiza uma série de ensaios de concepção crítica e colaborativa de conhecimento científico sobre o COVID-19. Em contextos de crise aguda como o que atravessamos, a universidade e as redes de pesquisa se revestem de importância histórica particular. Primeiro, pelo registro; é muito provável que outras pandemias desse porte surjam, e o que escrevemos hoje, certamente terá algum proveito para aqueles que virão. Segundo, porque a universidade pode oferecer algum esclarecimento sobre aquilo que nos aflige. Por fim, porque, para enfrentar o desconhecido, precisamos unir forças, na tentativa de elevar o presente histórico ao pensamento.


Os jovens brasileiros em tempos de Covid-19.

O artigo aborda o impacto da Covid-19 na vida de jovens brasileiros. Com base em resultados preliminares da pesquisa “Trajetórias/práticas juvenis em tempos de pandemia da Covid-19” coordenado pela FLACSO Brasil, traz reflexões sobre como os e as jovens estão vivenciando a educação e o trabalho em tempos de isolamento social, assim como as percepções dos jovens sobre o futuro e as formas de existência e resistência neste contexto. Como resultado, destaca como as persistentes vulnerabilidades sociais, que afetam largas parcelas da juventude brasileira, foram aguçadas com a pandemia.