O cuidado da saúde física e sócioemocional

  • Fortalecimento Psicossocial da Comunidade Escolar – Recomendações para a construção coletiva de estratégias entre profissionais, comunidades e estudantes

https://www.unicef.org/brazil/media/12696/file/fortalecimento-psicossocial-da-comunidade-escolar.pdf 

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para o fortalecimento psicossocial da comunidade escolar, em especial de estudantes, no contexto de crises e emergências. Espera-se que possa contribuir com gestores de redes, equipes de direção de unidades escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e demais profissionais que compõem a coordenação pedagógica da escola. Mas também pode ser ponto de partida para que a área de políticas socioassistenciais inicie ou fortaleça o diálogo com as escolas neste momento.

  • Cuidar de quem cuida: como anda a saúde mental dos educadores?

https://comunidadeeducativa.org.br/cuidar-de-quem-cuida-como-anda-a-saude-mental-dos-educadores/ 

No início de 2020, o pesquisador Flávio Comim iniciou uma pesquisa sobre saúde mental e bem estar dos professores brasileiros, encomendada pelo Instituto Tim. No final do mesmo ano, marcado pela pandemia, a pesquisa foi repetida e apresentou dados importantes para colocar em discussão, refletir e transformar nas escolas.

  • Brindar Apoio Contínuo a Docentes, Estudantes e seus Familiares

https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/3.%20Brindar_Apoyo_Continuo_IIPE%20UNESCO_0.pdf 

O documento oferece lembretes de apoio aos docentes, estudantes e seus familiares para garantir que a aprendizagem continue e que a recuperação do setor educativo  pós-pandemia de COVID-19 é, por sua vez, o mais simples possível. O apoio deve ser apropriado, efetivo e contínuo e ser, a seu modo, o mais simples possível.

  • Fornecer Educação para a Higiene e a Saúde

https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/4.%20Educacion_Higiene_Salud_IIPE%20UNESCO.pdf 

O documento apresenta quatro propostas que podem ser úteis para as autoridades educacionais encarregadas de planejar a educação em saúde em um contexto de crise sanitária. Quando as escolas fecharam devido à pandemia de COVID-19, é importante continuar a fornecer educação específica sobre higiene e saúde. Os alunos devem aprender a prevenir ou reduzir a propagação de doenças em seu ambiente imediato, mas também a entender os mecanismos de doenças e epidemias em geral.

 

  • Boas Práticas em Proteção

https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-4-boas-praticas-em-protecao/ 

Este Guia apresenta uma lista de 22 ações destacadas de órgãos oficiais e também de ONGs pelo país; panorama sobre as principais ações federais de emergência e proteção; recomendações de órgãos nacionais: garantia do funcionamento dos serviços de assistência social e proteção dos profissionais; recomendações do Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; atendimento dos conselheiros tutelares com recomendações do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, entre outros.

  • Alimentação Escolar

https://campanha.org.br/acervo/guia-covid-19-volume-5-alimentacao-escolar/ 

Produzido em parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Guia que trata do debate sobre a ações relacionadas à alimentação escolar no Brasil; o que deve e o que não deve ser feito; boas práticas no Brasil e no mundo; atuação de movimentos como MST, Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outros; orientações específicas para tomadores de decisão do Poder Público, conselhos e comunidade e famílias; um olhar específico sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); o amparo da legislação quanto à alimentação escolar; orientações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o relevante papel dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).

  • Comunidade escolar na resposta às violências – Recomendações para gestores, professores e equipes da educação e dos demais serviços territoriais

https://www.unicef.org/brazil/media/12701/file/comunidade-escolar-na-resposta-as-violencias.pdf 

Esse material traz orientações gerais sobre o planejamento e o desenvolvimento de estratégias coletivas para a identificação e encaminhamento de casos de violência contra crianças e adolescentes com foco nos desafios produzidos ou agravados em um contexto de crise e emergência. A publicação traz ainda dicas, sugestões de atividades e materiais de apoio para que as ações aconteçam na prática e, assim, pode também ser utilizada diretamente por professores(as) e demais profissionais das diferentes áreas, além, é claro, de estudantes.

  • Prevenção e resposta às violências na reabertura das escolas

https://www.unicef.org/brazil/prevencao-e-resposta-as-violencias-na-reabertura-das-escolas

Acesse abaixo materiais que fortalecem o acolhimento da comunidade escolar no retorno às aulas presenciais

  • Guia para adolescentes

https://www.unicef.org/brazil/media/15716/file/campanha-protecao-reabertura-escolas_folder-profissionais-educacao.pdf 

Esse é um guia para adolescentes e jovens com informações sobre como obter apoio e ajuda para casos de violência e sofrimento mental. 

  • Folder para profissionais da educação

https://www.unicef.org/brazil/media/15716/file/campanha-protecao-reabertura-escolas_folder-profissionais-educacao.pdf 

Uma reabertura segura exige cuidados sanitários, planejamento pedagógico e acolhimento. Nesse material, dedicado aos profissionais que atuam nas escolas, há orientações sobre como identificar sinais de situações graves, como uma violência ou sofrimento mental, e como buscar ou indicar ajuda. Também conta com dicas sobre como cuidar de si e dar acolhimento e apoio a crianças e adolescentes.