Para Gestores e Secretarias de Educação

  • Caixa de ferramentas para o lidar com a interrupção educativa pelo COVID-19

https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt/difusion/covid-19

Este repositório contém diferentes recursos digitais ligados ao planejamento e gestão de respostas à emergência educacional, produzidos por organismos e agências internacionais. 

  • Coordenar, Planejar e Comunicar

https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/1.%20Coordinar-planificar-comunicar_IIPE%20UNESCO.pdf 

No texto as autoridades educativas encontrarão orientações sobre passos importantes para que possam seguir para responder à crise. Inclusive se os países já tem um plano de contingência para o setor educacional. 

 

  • Manter as Capacidades Operativas durante o Fechamento das Escolas

https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/2.%20Mantener_Capacidades_Operativas_IIPE%20UNESCO_1.pdf 

O documento apresenta orientações às autoridades e responsáveis de educação para minimizar e superar desafios operacionais durante o tempo de crise causada pela COVID-19. Com isso, pretende-se reduzir ao mínimo o impacto que a crise causada pelo COVID-19 nos resultados de ensino e aprendizagem de alunos e docentes.

  • Guia dos Guias de COVID-19. Educação e Proteção. 70 Recomendações para Política Emergenciais e Cenário em 2021

https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/PautasPoliticas_Emergencia_Covid-19_GuiaDosGuias_FINAL_2020_02_03_2.pdf 

Este documento é uma síntese de informações desenvolvida a partir das produções de 2020 e traz atualizações de contexto, assim como recomendações para uma tomada de decisão para que as políticas emergenciais a serem desenvolvidas baseadas em direitos.

  • Serviços de proteção no enfrentamento à exclusão escolar – Recomendações para equipes técnicas e gestoras que atuam na proteção de crianças e adolescentes

https://www.unicef.org/brazil/media/12706/file/servicos-de-protecao-no-enfrentamento-a-exclusao-escolar.pdf 

Esse material traz orientações gerais sobre como cada área de política pública pode atuar, dentro de suas próprias rotinas, de forma decisiva para o enfrentamento da exclusão escolar, com foco nos desafios que se produzem ou se agravam em um contexto de crise e emergência.