Subgrupo 02

Construção de políticas educacionais adequadas aos contextos rurais

O Subgrupo 2 teve como objetivo a construção de uma visão ampliada do que são as políticas públicas dirigidas para a educação rural. O ponto de partida foi a necessidade de compreender de forma recíproca como funcionam os sistemas de educação direcionados para o campo no Peru, Brasil e Colômbia.

Para se aprofundar no conhecimento do funcionamento da educação no campo, os parceiros optaram por investir na formação das pessoas envolvidas com este tema no âmbito dos Sistemas de Educação Rural. Para cada reunião mensal, parceiros e membros dos países citados convidaram palestrantes para dialogar sobre assuntos de interesse comum.

A memória de cada encontro realizado, com a citação e as contribuições dos participantes, pode ser acessada nos materiais do Subgrupo 2.

ANO 2021/2022

Fevereiro

 

Tema: Sistemas de educação rural

Palestrantes: Débora Matte (Brasil), Luis Alberto Cardozo (Colômbia) e Silvia Torres (Peru)

Março

 

Tema: Currículos interculturais

Jorge Garcia (Colômbia), Lucy Trapnell (Peru) e Aparecida Alencar (Brasil)

Maio

 

Tema: Orçamento para a educação do campo

Marcele Frossard (Brasil) e Maria Alejandra Muñoz (Colombia)

Junho

 

Tema: Trabalho docente

Elizabeth Castillo (Colombia) e Orleane Nascimento (Brasil)

Agosto

 

Tema: Juventudes do campo: participação social de crianças, adolescentes e jovens

Bianca Lima Silva (Brasil) e Carolina Trivelli (Peru)

Setembro

 

Tema: Línguas indígenas

Artur Garcia Gonçalves, povo Baniwa (Brasil)

Carta de Advocacy - Declaratoria

Considerando a agenda política da Colômbia, Brasil e Peru, que vivenciaram disputas eleitorais em 2022, os parceiros da Comunidade de Prática do Subgrupo 2 decidiram elaborar  uma Carta de Advocacy que demonstra a missão de todas as organizações, a melhoria da qualidade da educação do campo. A Carta de Advocacy coloca em relevo os pontos de interesse em comum e teve como objetivo sensibilizar candidatos à presidência e vice-presidência com a temática da educação do campo para incidir na política pública.